Corpo Docente do DARQ

Administrativo

Paulo Roberto Gomes Seda

(Chefe de Departamento e Professor)

Graduado em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), Mestre em História (1988) e Doutor em História Social (1998) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas e Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde participou da criação do Curso de Graduação em Arqueologia, exercendo atualmente a Chefia do Departamento de Arqueologia. Possui inúmeros trabalhos na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia do Brasil Antigo, atuando principalmente nos seguintes temas: povos caçadores-coletores, povos horticultores, história indígena, arte rupestre e Brasil Pré-Colonial. Idealizador e Coordenador do Projeto de Pesquisas Arqueológicas Serra do Cabral - MG. Na UERJ, co-coordena ainda o Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS), sendo diretamente responsável pelo LEPAmA - Laboratório de Estudos e Pesquisas da América Antiga. Até 2011 integrou o Instituto de Arqueologia Brasileira, onde foi Pesquisador Chefe, Diretor de Pesquisas e Vice-Presidente.

Vlademir José Luft

(Coordenador e Professor)

Graduado em arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1984), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS), no Laboratório de Estudos e Pesquisa da América Antiga (LEPAmA). Tem experiência nas áreas de História e Arqueologia, com ênfase em História Antiga e Colonial da América, atuando principalmente nos temas: arqueologia, historia do brasil, história regional e historia nativa sulamericana. (Texto informado pelo autor)

Suellen Teixeira Nascimento

(Assistente de Coordenação do Departamento)

Mestra em Educação Inclusiva pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - ProPEd. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Inclusão Educacional e Social - GPIES/UERJ, coordenado pelas profªs. dras. Rosana Glat e Annie Gomes Redig. Desenvolve pesquisas e ações de extensão na área da educação inclusiva e educação especial. Possui Especialização em Docência do Ensino Superior (UCAM), Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como Professora de História em Instituições públicas e privadas de Ensino Básico e Preparatórios.

Professores

Anderson Marques Garcia

Atualmente é professor adjunto no Departamento de Arqueologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2010), mestrado em Patrimônio Cultural (2012), com linha de pesquisa em Arqueologia, pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Arqueologia (2017) pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador associado ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência em Arqueologia Pré-colonial e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia lítica; Arqueologia dos grupos construtores de Cerritos, História dos grupos Charrua e Minuano; e Processos de formação de sítios arqueológicos.

Camilla Agostini

Bacharel em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1997); com especialização em História da África pela Universidade Cândido Mendes (1998); e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, com tese entre os campos da História e da Arqueologia da Diáspora Africana (2011). Foi Professora Visitante no departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2011/2012). É professora adjunto no departamento de Arqueologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST / UERJ). Organizou o livro Objetos da Escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado (2013); recebeu o Prêmio Luiz de Castro Faria, com o artigo Temporalidades e saberes inscritos em ruínas e memórias (2017). Áreas em que atua: Teoria e Método em Práticas Interdisciplinares, Estudos de Cultura Material, História Social da Cultura, Arqueologia dos séculos XIX e XX.

Fernando Almeida

Possui graduação em História (2003) e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2008, 2013). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em história indígena de longa duração. Desde 2004 realiza pesquisa em afluentes da margem direita do Amazonas, com foco em sítios cerâmicos a céu aberto. Atualmente trabalha na região do alto rio Madeira, em parceira com o Dr. Eduardo Góes Neves e com outros colegas do ARQUEOTROP (Laboratório de Arqueologia dos Trópicos, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP). Junto com pesquisadores(as) do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe realiza, desde 2016, pesquisas arqueológicas na região do Baixo São Francisco e do litoral alagoano. Com colegas amazonólogos ajudou a fundar o AmazonArch, o maior banco de dados já criados para sítios da Amazônia. Atualmente, inicia um projeto de pesquisa no encontro das bacias do Amazonas e Paraná com o Dr. Mariano Bonomo da Universidade Nacional de La Plata e com o Dr. Julio Rubin de Rubin (PUC-GO).

Glaucia Aparecida Malerba Sene

Professora Adjunta do Departamento de Arqueologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015). Fez Pós-doutorado pelo CNPq (2013-2015) e pela FAPERJ (2009-2012), ambos na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado (2008) e Mestrado em Arqueologia (1999) no Museu de Arqueologia e Etnologia, na Universidade de São Paulo (USP) e Bacharelado em Arqueologia (1989) na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Desde 2008, é Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional, UFRJ. Acumula mais de 25 anos de experiência na área de Arqueologia pré-histórica e histórica brasileira (campo e laboratório).

Nanci Vieira de Oliveira

Possui graduação em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II(1976), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo(1986) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica. Atuando principalmente nos seguintes temas:arqueologia, arqueologia histórica, cultura material, etnicidade.

Entre em Contato